Total de visualizações de página

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Democracia Radical - Revolução do Terceiro Milênio

Estamos submetidos a um sistema jurídico que não atende as nossas necessidades, e que não passa de um instrumento de manutenção do status quo e legitimação da nossa servidão.

A nossa sociedade é completamente ineficiente no controle de seus agentes políticos..

Deixamos que os 3 poderes, que deveriam ser independentes entre si, se misturarem em uma orgia pública, onde a imprensa evita o seu papel de agente fiscalizador da legalidade das ações do governo, a menos que isso interesse os grupos econômicos que bancam as noticias.

Nesse espírito de dialogo, gostaria de realizar um intercâmbio de idéias com vocês, para discutirmos sobre um assunto que considero ser de iminente importância para o projeto de civilização que pretendemos ver consolidado.

A Internet, assim como toda forma de tecnologia realmente revolucionária, por exemplo, o arado, a prensa, a máquina à vapor, a bomba atômica; força uma recontextualização de todas as forças sociais..

Nos encaminhamos, inevitavelmente, para a dissolução das estruturas de poder representativas.

Estou me referindo ao tema da Democracia Direta Digital, e a possível reformulação de toda a estrutura institucional do Estado; a extinção do Poder Legislativo em todos os níveis - Federal, Estadual e Municipal - e a sua subseqüente substituição por um sistema seguro de deliberação on-line, onde cada cidadão poderá participar através da TV digital ou do aparelho celular (assim, como usualmente, pela internet discada, banda larga ou wireless), decidindo por meio de referendos de iniciativa popular e pesquisas de opinião, com um caráter muito mais dinâmico e aberto a experimentação, o regime juridico-constitucional de nosso pais. 
 
Mas estamos aptos para escolher por nós mesmos?

Se estamos aptos ou não, essa não é a questão, porque já fazemos indiretamente essas escolhas ao selecionar entre nós alguns para nos representar..

A questão é que podemos agora, com o auxilio da tecnologia, retirar do processo esses intermediários corruptíveis para que as nossas escolhas reflitam mais fielmente as nossas expectativas, nossas vontades!

Como dizia Dalmo de Abreu Dallari em seu livro "Elementos da Teoria Geral do Estado", pagina 130:

"No momento em que os mais avançados recursos técnicos para captação e transmissão de opiniões, como terminais de computadores, forem utilizados para fins políticos será possível a participação direta do povo, mesmo nos grandes Estados. Mas para isso será necessário superar as resistências dos políticos profissionais, que preferem manter o povo dependente de representantes."

Pela Libertação de nossa pátria, e pela supremacia da vontade popular através da Democracia Direta Digital!


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário